O Que Significa Ter o Território Aumentado?
Para Jabez a petição de ser abençoado com a expansão do seu território, deveria ser puramente uma expansão física, de repente de ter suas terras aumentadas, mais pastos verdejantes, a inclusão de algumas fontes, cachoeiras, riachos em sua fazenda, para sustentar seus gados ou plantações.
Talvez fosse isso apenas que você queria ouvir nesse dia, ou provavelmente seria isso que você ouviria em algumas igrejas, o que acontece é que queria que acreditasse que ter uma vida prospera deveria ser uma conseqüência e não uma busca incessante e cega pelo materialismo, Jesus disse: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33
Veja todo texto: “Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todas as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao decurso de sua vida? E, quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, ansiosos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não andeis ansiosos, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:25-34
Deus não o quer padecendo em miséria, ao contrário quer lhe abençoar abundantemente com certeza, o que você não pode é ter a sua vida guiada por uma obsessão as riquezas, “aos amados Deus dá enquanto dormem”, Deus sabe todas as coisas, sabe todas as suas necessidades e quando você o coloca em primeiro lugar, você nunca mais será o último.
Não quero ser demagogo, nem lhe criar a ilusão de que você tem que ir para praia todos os dias, que pode parar estudar, parar de correr atrás que a partir de agora as coisas vão cair do céu, a não ser que você se case com uma pessoa muito rica e vire socialite.
Mas, geralmente tem que se correr atrás, estudando, procurando uma boa profissão com a qual se adapte melhor, o comum é plantou, colheu.
O que em Jesus nós temos, é a segurança de que confiamos em um Deus, que ao buscar o seu reino agente pode ficar livre de toda ansiedade, que é o causa maior problema para as nossas vidas.
Em Jesus agente pode simplesmente descansar, saber que se ele cuida dos pássaros, se veste tão bem os seus lírios, quanto mais a nós e é essa a primeira lição que Deus tem para agente hoje.
Se crermos num Deus que pode abundar e superabundar, quase como por uma conseqüência de colocarmos seu Reino em primeiro lugar, hoje a nossa preocupação de aumento de território deve ter verdade outra conotação, a parábola dos talentos que Jesus nos ensinou pode muito bem nos ilustrar essa nova visão, abra a sua bíblia em Mateus 25:14-30
“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu Senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Servo mau e negligente; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”
Estudos comparam um talento a 15 anos de salário de um trabalhador, também, que alguns servos naquela época tinham a habilidade de gerenciar as finanças do seu senhor, cinco talentos poderia ser o equivalente a trinta mil denários e um denário poderia ser o equivalente a um dia de trabalho.
É importante agente saber que para todos nós são concedidos muitos dons e habilidades, talentos de Deus em outro sentido para serem usados e multiplicados na sua obra.
São dons e muitos talentos naturais que Deus tem deliberadamente distribuído a todos. Você pode ter dom de oração, de musica, da dança e tem aqueles que você nem sabe que tem.
Só na igreja já imaginou as contribuições que poderia dar ajudar na limpeza, na recepção, capelania em hospitais para soropositivos, evangelismo em praias, boates, hoje o mundo está tão sem Deus que um sorriso de amor, deste amor de Deus já faz toda a obra, não precisa sermão, não precisa biblada...
Já pensou que com uma igreja inclusiva como a ICM acabou o tempo em que vir a igreja e ficar só esquentando o banco, já pensou que ela é um lugar para multiplicar os talentos que Deus tem lhe dado.
Em Isaías 61:1 – “O Espírito do Senhor Deus esta sobre mim porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos pobres, enviou-me a restaurar os contritos de coração, proclamar a liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário